Gestão de resíduos com oxirredução: Uma abordagem para o ESG na prática

front-view-man-with-wooden-blocks

O ESG, também conhecido como ASG (Ambiental, Social e Governança) em portugues, trata-se de um conjunto de critérios para avaliar o desempenho das organizações e a forma como elas abordam questões ambientais, sociais e de governança. Além disso, é um aspecto que vem ganhando cada vez mais atenção por parte de investidores, acionistas e clientes na tomada de decisões e a forma como avaliam uma empresa e seu impacto social e ambiental. 

Dessa forma, uma organização que decide ter um posicionamento positivo em relação a abordagem ASG passa a criar um valor sustentável em relação a sua própria imagem. 

No Brasil, a ABNT PR 2030 aponta conceitos, diretrizes e como as organizações podem avaliar suas ações na área ambiental, social e de governança. A gestão de resíduos é um dos critérios existentes nesta Prática Recomendada e revela a importância de mapear os processos, analisar os resíduos, classificar e quantificar os mesmos,  armazenar, identificar e destinar de maneira correta.

Nesse sentido, a oxirredução de resíduos, tecnologia promovida pela TR², é uma forma de ASG na prática, através dela os resíduos tratados viram cinzas inertes que podem ser usadas na construção civil. O processo encerra a cadeia de custódia dos resíduos, eliminando o uso de aterros, beneficiando a sociedade e o meio ambiente, contribuindo de maneira direta para:

  • Redução de emissões de Gases de Efeito Estufa e mitigação de efeitos das Mudanças Climática: A oxirredução de resíduos da TR² possui um sistema UFRT® (Unidade de Filtragem de Resíduos Tóxicos) que permite o controle de emissões, com índices de pureza do ar muito acima do exigido pela legislação. 
  • Prevenção da Poluição: Minimização da poluição do solo e da água, ajudando a preservar ecossistemas e recursos naturais.
  • Saúde Pública e Qualidade de Vida: Contribui para melhoraria da saúde pública e a qualidade de vida das comunidades locais atendidas, pois reduz o risco de contaminação do solo e da água, odores e a poluição associada aos resíduos.
  • Avaliação de Riscos e Oportunidades: Quando as organizações optam por incorporar a oxirredução de resíduos em suas estratégias de gestão demonstram que estão atentas aos riscos e oportunidades associados à temática,o que é um componente-chave da governança.

Ficou interessado em trabalhar com a temática ASG na prática em sua organização? Entre em contato conosco e obtenha a mais avançada tecnologia de gestão de resíduos e impulsione sua jornada rumo à sustentabilidade, com mitigação de impactos ambientais negativos, melhoria da qualidade de vida das comunidades, conformidade regulatória e demonstração de compromisso com a gestão responsável dos recursos e resíduos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *