Sistema Nacional de Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa – Sinare: entenda o que é e como funciona.

O Sinare, ou Sistema Nacional de Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa, é um instrumento criado pelo Governo Federal para enfrentar as mudanças climáticas. Instituído pelo Decreto nº 10.995 de 30 de setembro de 2021, o Sinare estabelece os procedimentos para a elaboração dos Planos Setoriais de Mitigação das Mudanças Climáticas.

Esses planos são essenciais para o cumprimento das metas climáticas e estabelecem objetivos graduais de redução de emissões antrópicas e remoções por sumidouros de gases de efeito estufa, levando em consideração as especificidades de cada setor. Para garantir a efetividade das metas, é necessário que sejam mensuráveis, verificáveis e monitoradas por meio da apresentação periódica de inventários de gases de efeito estufa pelos agentes setoriais.

A contribuição da TR2 para a mitigação das mudanças climáticas é inegável, já que a redução dos resíduos é uma das principais formas de combater o aquecimento global. Ao transformar o lixo em novos materiais, a empresa não só ajuda a diminuir as emissões de gases de efeito estufa, mas também contribui para a redução da quantidade de lixo que vai para os aterros sanitários, prolongando a vida útil desses locais e preservando o meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *